Compartilhe!

O que é Transtorno de ansiedade generalizada?

A ansiedade é uma reação normal do ser humano diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa, no entanto, quando esse sentimento persiste por longos períodos de tempo e passa a interferir nas atividades do dia a dia, deixa de ser natural e passa a ser motivo de preocupação.

Esse, na verdade, é o principal sintoma do Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, de acordo com a quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV).

O transtorno da ansiedade generalizada é uma doença comum, tal como acontece com muitas condições de saúde mental, não se sabe ao certo o que causa esse distúrbio.

Acredita-se, porém, que o transtorno da ansiedade generalizada esteja diretamente relacionado a alguns neurotransmissores que ocorrem naturalmente em nosso cérebro, a exemplo da serotonina, dopamina e etc. 

Outra crença é a de que um conjunto de fatores possam estar envolvidos nas razões pelas quais um indivíduo possa vir a apresentar a doença, entre eles genética e fatores externos, como o estresse do dia a dia e a qualidade de vida da pessoa.

O que a Bíblia diz a respeito desse transtorno?

“Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (I Pe 5:7)

A seguinte história pode ser fictícia, mas ilustra um fato, de acordo com ela, quando um montanhês completou seu septuagésimo quinto aniversário, um piloto de avião ofereceu-se para levá-lo a um passeio aéreo e sobrevoar as terras onde ele havia vivido.

Apreensivo a princípio, o idoso senhor finalmente aceitou o convite. Depois que ele retornou à terra firme, um de seus amigos perguntou:

– E daí, o senhor não ficou com medo, Tio Dudley?

– Não, não cheguei a ter medo. Sabe, eu não larguei todo o meu peso no banco do avião!

Nós sorrimos, mas não é assim que acontece conosco muitas vezes?

Não confiamos completamente em Deus e podemos ser comparados ao homem que se arrastava ao longo de uma estradinha carregando um pesado fardo às costas.

Um fazendeiro passou por ele de carroça e ofereceu-lhe carona. O andarilho aceitou. Depois de algum tempo, o fazendeiro observou que o homem havia erguido o seu fardo.

Quando o fazendeiro insistiu para que ele o colocasse no chão da carroça, o homem teria respondido: “Não creio que o pobre cavalo aguenta sozinho.”

Existem situações na vida das pessoas ilustradas por essas historinhas, que são reais, pessoas com ansiedade carregam um peso além da conta, além do necessário, para vencer essa fase muitas vezes é preciso medicação, e isso não tem nada de espiritual!

Com certeza a fé, a oração, é importante para a cura, juntamente com a alimentação, exercícios físicos, mas é importante entender que é uma doença e precisa ser tratada.

 

 


Josué Gonçalves


Compartilhe!
Colabore!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>