Você sabe lidar com calúnia?

A calúnia nada mais é do que uma afirmação falsa e desonrosa a respeito de alguém. Nos dias atuais com o avanço da tecnologia acontecem casos até pela internet, ocasionando muitas desavenças e problemas até de cunho judicial.

Mas lidar com uma falsa a firmação a nosso respeito requer muita sabedoria e domínio próprio para lidar com a situação, mas se você pensa que isso só acontece com mais frequência hoje em dia você está enganado(a).

Vamos ver o que a Bíblia diz em Salmos 2

1-Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. 2-Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira? 3-Sabei, porém, que o SENHOR distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele. 4-Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai. 5 Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR.

Davi é a prova concreta de que já se acontecia isso há muito tempo, assim como aconteceu também com vários outros líderes, reis de Israel e também claro que com Jesus. As pessoas buscam perfeição nas outras, estamos vivendo um tempo em que muitos buscam no outro o que não possui e inconscientemente e muitos problemas na alma tem feito com que pessoas estejam desistindo do evangelho.

Como superar a calúnia na igreja?

Poucos líderes são como o rei Davi. Esse homem foi o melhor rei que Israel experimentou. Ele proporcionou a época áurea de Israel. Um herói nacional, um servo de Deus, um profeta, um poeta, um músico sem igual, o que nos chama a atenção é que ele era humano e não tinha medo de assumir sua fragilidade, diante de Deus e diante de seus liderados.

A honestidade em assumir suas dores é também poderoso método de identificação com o povo. Hipocrisia é querer viver de aparências, pois isso acrescenta mais um elemento complicador na vida de quem está debaixo de ataques. Eles podem ser da ordem de saúde, finanças, relacionamentos, trabalho, igreja e quaisquer que forem os espaços onde você vive. No caso de Davi é possível perceber que estava tendo o seu nome atacado e enxovalhado. Tanto que ele exclama:

Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira? (Sl 4.2)

Dói muito saber que estão falando mal de você. Pessoas a quem você serviu, protegeu, hospedou e investiu difamam a quem deveriam honrar e agradecer, isso gera em nós uma certa revolta por conta da ingratidão

O pior é que inventam, criam e divulgam exageradas histórias e o classificam como perigoso e cruel. Como limpar o nome? Como buscar a origem da fofoca? Como desmentir, correndo o risco de piorar a situação? A saída foi a que o rei tomou. Ele tratou o caso com Deus. Ali ele o resolveu. Veja como começa:

Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. Sl 4:1

Ele, provavelmente, já havia conversado com pessoas e tentado resolver, mas ele finalmente orou e insistiu com Deus. Ele tinha experiência e conhecia aquela pessoa maravilhosa – o Deus de Israel. A intimidade é evidente quando um humano ousa insistir com o Todo-Poderoso. Não é um Deus qualquer, é o Deus da minha justiça, já que ele não conseguia ver justiça ao seu redor e não tinha poder para trazê-la e estabelece-la.

O que o perturba? Notícias do Brasil? Do exterior? A perseguição islâmica, comunista ou a indiferença do ateísmo displicente das séries de TV? Seus parentes falam mal dos pastores e misturam impostores com santos?

Há cobranças injustas quanto ao seu tempo de trabalho e serviço? Qualquer que seja a sua aflição, fale com Deus clame por resposta e por misericórdia.

A angústia se apresenta quando não há soluções humanas. Todas as opções são ruins e dolorosas A angústia nasce da claustrofobia da alma angustiada, cansada e exaurida de levantar hipóteses e soluções, mas sempre se defrontando com fracassos. Alguém PODE ajudar. Ele se importa e tem poder. É o Juiz, que conhece o meu coração e não aceita falsas acusações, nem se abalada com testemunhos mentirosos. A pessoa mais importante do Universo se importava com Davi, acreditava nele e estava ao lado dele.

Entenda que Deus é o único que o vê exatamente como você é. Conte para ele o que está sentindo, mesmo que pareça bobo. Diante da Sabedoria somos todos infantis e meio tolos, mas Ele quer nos ouvir, pois ao fazê-lo ele alivia e aponta a saída. “Na angústia, me tens aliviado”. No aperto, me deste folga, quando estava sem saída, me levaste a um lugar espaçoso. Saber que Ele sabe e está tomando providências já é um alívio. A “largueza” pode ser externa ou interna; pode mudar as circunstâncias, ou somente o seu interior. Talvez ele diga em seu coração:

“Conheço o seu coração. Sei que confia em mim. Estou com você, por isso não está sozinho. Sou poderoso para mudar as circunstâncias, limpar a sua reputação e honrá-lo. Enquanto isso não acontece, simplesmente confie”. Tal declaração, seguida de fé e confiança tem poder de mudar o sentimento de angústia e trazer alívio.

Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. Sl 4:1b

Misericórdia significa, a grosso modo, curvar-se. Quando Deus se curva do céu e desce para agir a favor de uma pessoa, Ele manifesta o seu favor. Assim como o pai que se abaixa para olhar o filho pequeno nos olhos, ou para abraçar a criança, assim o Pai celeste manifesta o seu cuidado. Deus nunca fica alheio a nossa dor. Ele se volta, se abaixa, nos olha nos olhos, nos cerca, abraça e consola.

Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira? Sl 4.2

Não é somente do líder que falam mal. Tem sido comum combater as ideias do cristianismo, com todas as forças. Há uma ação de exaltar as religiões primitivas e de combater o cristianismo. Os valores mais elementares como o sexo e o gênero estão sendo questionados. O que Deus planejou e classificou como nobre e honrável, tornou-se desprezível e o que Deus afirmava como abominação se tornou venerável. Nascer homem e mulher, aceitar e gostar disso é honrar o criador, mas alguns estados patrocinam e incentivam até cirurgias de “mudança de sexo”, como se alguma operação pudesse alterar os cromossomos de alguém. A indignação do salmista é razoável e se alinha com a “fome e sede de justiça” faladas por Jesus.

Sabei, porém, que o SENHOR distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele. Sl 4.3

Davi está se dirigindo àqueles que o caluniavam. Ele se queixa das calúnias, se surpreende com a impiedade e adverte:

O Deus Eu Sou separa, distingue, põe à parte, protege e livra do castigo aquele que é fiel. Se a pessoa for infiel, basta inverter os verbos e se perceber em apuros, pois estará junto àqueles que serão castigados. Davi não enfrenta a briga com os seus caluniadores, mas ele entrega a situação a Deus. Ele é como aquele menino de escola, que diante de uma turma que o quer agredir, corre para o pai. A confiança dele está no Senhor, que responderá quando Davi clamar. Talvez ele dissesse assim: “Por que vocês estão fazendo isto? Olha, eu sirvo a Deus, viu? Se eu pedir ajuda ele virá em meu auxílio e só irá poupar os honestos!”.

Agora ele se volta para o povo e também para os seus caluniadores:

Irai- vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai. Sl 4:4

Vocês estão chateados com a liderança, estão alterados, falando do que não sabem, difamando o líder, fazendo-o sofrer. Prestem atenção, pois o líder se relaciona com Deus e conta com ele.

Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR. Há muitos que dizem: Quem nos dará a conhecer o bem? SENHOR, levanta sobre nós a luz do teu rosto. Sl 4.5-6

Aqui o salmista dá uma receita, para se viver bem com Deus e com o próximo. Se ele ameaça e exorta os ímpios no início do Salmo, aqui ele dá o escape e a fórmula para se sentir aliviado e dormir bem. Renda-se, adore e confie, pois o Senhor está pronto para abençoar.

Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho. Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro. Sl 4.7

A alegria que Davi sente depois da oração é muito intensa. Prazer, êxtase da comunhão e da confiança em Deus. O ser humano foi criado para relacionar-se com Deus e tal glória é a única capaz de preencher o vazio deixado pela queda. Quem se relaciona com Deus tem o fruto do Espírito, é alegre e dorme bem.

Inscreva-se para receber Conteúdos exclusivos do nosso ministério

Fique por dentro de tudo que esta acontecendo no nosso ministério

2019-01-07T16:08:01+00:00