O que é o dízimo: como, quando e porque devolver?

O que é o dízimo: como, quando e porque devolver?

A palavra dízimo é a tradução de palavras hebraicas e gregas que significam a décima parte. Em termos matemáticos são 10% de um valor. Portanto quando usamos o termo dízimo,, estamos falando da décima parte. Todos os dicionários de língua portuguesa definem o verbete como décima parte.

I – O que a Bíblia diz sobre o dízimo?

  • “Também todos os dízimos da terra… pertencem ao Senhor. Esse dízimo será santo ao Senhor“ (Lv 27.30-32) .
  • “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas” (Ml 3-8).
  • À luz da Palavra do Senhor, concluímos que ser dizimista não é só uma questão de fidelidade e generosidade, mas também de honestidade.

II  – O cristão é dizimista

  • Dízimo não se paga e nem se dá. Devolve-se. Não se dá algo que não nos pertence, nós o devolvemos.
  • Teste de obediência e fidelidade.Da mesma forma que existem limite ofendemos a Deus. Se não cumprimos nossa obrigação desrespeitamos a Deus. Deus não precisa do dízimo.O dízimo faz parte de um pedido de Deus para provar nossa fidelidade e obediência. Podemos ilustrar esta afirmação dizendo que Deus não precisava da arvore do Éden, não precisava de Isaque sacrificado como cordeiro. Ele utilizou estes como provas. Adão quando comeu do fruto, respondeu a Deus: não conte comigo, eu não sei obedecer; e Abraão inversamente, quando leva seu filho para ser sacrificado, estava dizendo a Deus: conte comigo, peça o que quiser. Deus nos diz, “Trazei todos os dízimos” se nós negamos, estamos dando a resposta de Adão: não conte comigo, eu não sei ser fiel.

III – Como o dízimo deve ser devolvido?

(a) O dízimo precisa e deve ser devolvido imediatamente após o recebimento de seus rendimentos.

(b) O cristão fiel não acumula dízimos nem atrasa seu devolvimento.

(c) O dízimo é chamado nas escrituras de primícias, sendo assim deve ser o primeiro a ser pago, antes de qualquer outra conta.

  1. Na igreja

A Bíblia diz: Trazei os dízimos à Casa do Tesouro…. (Malaquias 3. a)

A Casa do Tesouro daquela época histórica foi substituída pela igreja dos nosso dias; portanto, todos os dízimos devem ser trazidos até a tesouraria da igreja.

Está vedado ao cristão a liberdade de administrar o dízimo, esta responsabilidade foi dada à Igreja do Senhor (Dt 12.5-6).

O cristão não pode sair distribuindo o dízimo a seu bel-prazer, este deve ser devolvido fielmente à Igreja em que você está servindo como membro (At 4.34).

Finanças

  • Integralmente

O dízimo deve ser calculado corretamente, para devolvê-lo completo.

O cristão não deve entregar na casa do Senhor 9,5 % como se fosse o seu dízimo, é melhor entregar como uma oferta, porque dízimo é a décima parte, exatamente.

Como calcular o dízimo?

Defina sua renda.

  1. Se você recebe salário, deverá calcular a décima parte do valor bruto, isto porque os descontos efetuados tais como INPS, Imposto de renda e outros, são uma capitalização em seu favor. Cremos que a benção de Deus também é sobre o bruto e não sobre o líquido.
  1. O cristão deve devolver o dízimo dos rendimentos com outras fontes, tais como: poupanças, aluguéis, investimentos financeiros, aposentadoria, renda mercantil ou industrial, renda agrícola ou pecuária, direitos autorais, venda de móveis e imóveis. Devemos ser fiéis ao Senhor com tudo o que for renda. Quando Jesus entrou na sinagoga (Mc 12.41), diz o texto que ele …assentado defronte do gasofilácio, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro;…” Assim, Jesus até hoje, está observando quem entrega sua oferta no gasofilácio, não é diferente com as pessoas que olham para o pregador. Ser o exemplo é obrigação de todos que exercem o ministério da Palavra. “sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” (1Tm 4.12).

Artigos Relacionados

Inscreva-se para receber Conteúdos exclusivos do nosso ministério

Fique por dentro de tudo que esta acontecendo no nosso ministério

2018-06-28T19:49:38+00:00