Compartilhe!

É importante ser ou ter um pai professor?

O professor mais importante no mundo não ganha nenhum salário, nunca se aposenta, e jamais entraria em greve. A Palavra de Deus nos ensina que o todo pai é, acima de tudo, um professor que educa seus filhos nos caminhos sábios. Na Bíblia, o livro de Provérbios oferece conselhos práticos sobre o que o pai sábio deve ensinar aos seus filhos.

Há pelo menos 10 “matérias” no que chamo  o “currículo bíblico do lar”.  Enquanto nossos pensamentos e parabéns se voltam para os pais a cada ano em Agosto, seria bom considerarmos  o conselho da Palavra de Deus sobre o “pai professor”.

Ouvir e obedecer a instrução dos pais (Pv. 1:8,9  4:1-6  6:20) 

Esta primeira matéria alicerça o resto do currículo do lar. O pai sábio ganha os ouvidos do seu filho, para poder transmitir-lhe  outros ensinos essenciais. Provérbios enfatiza essa matéria mais de qualquer outra, mas, como ganhar os ouvidos dos nossos filhos?

Gastar tempo juntos, brincando, trabalhando, conversando, qualidade e quantidade de tempo são importantes, começar cedo com disciplina firme e afirmações de amor, insistir em obediência imediata, e não depois do sétimo brado! Aprender ouvir  quando seu filho tem algo para falar!

Valorizar a Palavra de Deus (Pv. 4:20-23, 7:1-5)

O pai sábio reconhece a importância de gravar a Palavra na mente do seu filho cedo, como proteção contra perigos futuros. Esta valorização pode ser feita de várias maneiras: frequência em cultos onde a Palavra de Deus é ensinada; pequenos períodos de leitura bíblica como família;  concursos de memorização entre membros da família; frequência em classes religiosas na escola, Escola Bíblica Dominical, Escola Bíblica de Férias,

Resistir aos maus companheiros (Pv. 3:31,32  4:14,15, 26,27)

O perigo de cair nas mãos de companheiros ruins é grande. Provérbios diz que devemos evitar o homem violento (16:29), bravo (22:24,25), indisciplinado (23:20,21, 28:7), perverso (23:17) e rebelde (24:21).  O pai esperto ensina o filho que “quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (13:20).  Algumas ideias práticas deste princípio incluem:  conhecer bem os amigos dos seus filhos, abrir sua casa como o “playground” da vizinhança, tomar cuidado com os heróis da mídia que seus filhos “adoram”, mostrar na vida real as consequências de ter maus companheiros.

Resistir pessoas imorais (Pv. 7:6-27)

Educação sexual começa no lar.  O pai chega antes dos amiguinhos e explica os “fatos de vida”.  Em Provérbios, o pai adverte contra os perigos da sensualidade em não menos de seis passagens.  Sugerimos que os pais: falem com seus filhos sobre sexualidade, ensinem a importância de fugir da imoralidade, usem discrição no entretenimento, especialmente TV, vídeos e música, mostrem as consequências da promiscuidade na vida real, avaliem as matérias escolares à luz da Palavra de Deus.

Confiar no Senhor (Pv. 3:1-8)

O filho aprende como confiar no Senhor pelo exemplo dos  pais que oram juntos sobre necessidades, e contam as respostas para seus filhos não reclamam sobre seu “azar”, mas dão graças a Deus em tudo, contam aos filhos as histórias da provisão de Deus em suas vidas.

A melhor maneira de educar uma criança é sendo exemplo e mesmo assim seremos falhos, teremos ajustes, e passaremos por situações indesejadas, mas só de termos o desejo de sermos melhores e colocar em prática os princípios bíblicos dentro de casa já é um grande começo para marcar a vida do seu filho.


Josué Gonçalves


Compartilhe!
Colabore!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>