Como você tem enfrentado as perdas?

Como você tem enfrentado as perdas?

Quando o assunto é perda muitas coisas passam pela nossa cabeça, perder quem amamos, perder um bem material, perder uma grande oportunidade, uma amizade, como também coisas simples do dia a dia, perder as horas, o ônibus, a chave do carro, são tantas possibilidades, mas uma das piores perdas que podem ocorrer com uma pessoa é quando isso ocorre em casa ou dentro dela mesmo.

Vamos ver o que a bíblia fala sobre perdas isso em Lucas 15.8-9 “Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas[a] e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la? E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’.”

As maiores perdas são aquelas que acontecem dentro de casa, na primeira parábola a ovelha se perdeu no campo, na terceira parábola o filho se perdeu na grande cidade, mas aqui a mulher perdeu dentro de casa, e é terrível quando você perde dentro da própria casa, dentro da própria família, essa mulher tinha 10 moedas, 10 dracmas, cada dracma, cada moeda representava um valor, então quando ela perde uma moeda ela fica com 9, isso significa que ela está um pouco mais pobre, sempre que você perde um valor de todos os que você tem, você fica um pouco mais pobre, talvez você  vivendo um momento de perda dentro da sua própria casa, talvez esse seja o momento ou você conhece alguém que esteja vivendo esse momento que se perdeu dentro da própria casa.

Aprendendo lições sobre a perda com a mulher da dracma perdida…

Ela tinha 10 dracmas, 10 valores, 10 moedas e ela perdeu 1 e pelo fato de ter perdido uma, ela acendeu a candeia, varreu a casa e buscou diligentemente até encontrar o valor que havia perdido, a primeira lição é:

1- Ainda que você tenha perdido uma e sobraram nove, não se acostume, não se conforme com as perdas, sabe por que? Porque quando uma pessoa se conforma com a perda dizendo ‘perdi 1, mas ainda tenho 9, perdi 2 mas, ainda tenho 8 ou perdi 3, mas ainda tenho 7’, é assim que segue em direção a falência, falência espiritual, emocional, material e financeira, pessoas que se conformam e se acomodam diante das perdas estão construindo um caminho em direção a falência. Eu gosto da atitude desta mulher, ela perdeu uma moeda, ela não aceitou, ela não se conformou, ela não se acomodou, ela acendeu a candeia e varreu a casa e buscou diligentemente até encontrar.

E você como reage diante de uma perda ou ausência de algo na sua vida?

2- Pare de dizer ‘toda família é assim, um filho ou outro dá problema mesmo. Todo casamento é assim, todo homem é igual só muda o endereço e o número de identidade, homem erra mesmo. Todo casal passa por essa situação’ pare de dizer que perder é normal, que perder é comum, para de se conformar com as perdas, faça como essa mulher ‘Eu não aceito perder, eu não vou me acomodar diante da perda, nem me  conformar diante dessa situação de perda ou ausência de algo que é importante pra mim. As ausências surgem durante a vida e devemos aprender a superá-las.

3- Muitas vezes você perdeu a fé, a fé em Deus, você se decepcionou coma as pessoas dentro da igreja ou fora também. Você pode ter se perdido no caminho, ter sentido a ausência de pessoas que disseram jamais te abandonar, muitas são as situações que podem ter acontecido com você, mas saiba que Jesus nunca te abandou ou perdeu de vista. Não se conforme coma ausência de alguém, ore pedindo ao Senhor que preencha o vazio, que cure a dor de ter perdido seu pai ou sua mãe, ou alguém que você ama.

Esta é uma atitude que agrada o coração de Deus, Deus ajuda pessoas inconformadas ao perder algo de valor, não de deixe acostumar com as perdas e ausências, esta mulher também  acendeu a candeia e varreu a casa, acender a candeia tem a ver com fogo, e esse fogo tem a ver com o Espírito Santo, tem a ver com a parte de Deus no processo, agora varrer a casa tem a ver com sua parte, tem a ver com a minha parte, então para gente encontrar valores perdidos, para a gente experimentar um milagre do sobrenatural dentro de casa, na família ou no casamento, existem duas partes:

– A parte de Deus;

– A parte humana;

Quantas pessoas querem que Deus faça tudo, mas Deus não faz tudo, primeiro você faz a sua parte e depois Deus faz a Dele. Ela acendeu a candeia isso tem a ver com a ação de Deus que é a luz, e ela varreu a casa, isso tem a ver com limpeza, tem que colocar para fora o lixo, tem que levantar os móveis e varrer debaixo para encontrar o que se havia perdido.

A luz ter a ver com a ação do Espírito Santo, mas varrer a casa ter haver com as minhas atitudes, as minhas ações, eu costumo dizer que ‘quando você age, Deus se move, quando você se move, Deus também se move, quando você faz a sua parte, Deus também faz a parte Dele’.

Qual é o final dessa história?

Ela não se conformou, ela perdeu 1 valor, ela não se conformou apesar de ter mais 9.

Ela tomou uma atitude. Ela acendeu uma candeia, ela varreu a casa.

Ela varreu a casa de forma determinada até encontrar.

A impressão que dá é que essa mulher dizia o seguinte ‘eu não vou dormir enquanto eu não encontrar, eu não vou parar até não encontrar, eu não vou desistir enquanto eu não encontrar, eu não abro mão dessa vassoura até eu encontrar’. Você pode usar essa atitude para buscar se encher da presença de Deus e alimentar a sua fé. Devemos ser incansáveis no que se diz respeito a presença de Deus e tudo o que Ele é, buscar cura para as lacunas das ausências deixadas é fundamental para uma vida livre do  passado.

Sabe como termina essa parábola? Ela encontra, chama as amigas e ela diz assim: “Alegrem-se comigo, porque eu encontrei o valor que eu tinha perdido, a dracma perdida.” Tenha pessoas que possam se alegrar e te ajudar a superar perdas.

Tudo o que foi perdido na sua vida, toda a ausência, toda mágoa, tristeza, Deus pode curar e restaurar na vida. Você não nasceu para se conformar com as coisas deste mundo, mas para romper e mudar. Toda perda será restituída,  chega de sofrer,  VOCÊ serve a um Deus vivo E ELE É SUFICIENTE PRA SUPRIR!

Inscreva-se para receber Conteúdos exclusivos do nosso ministério

Fique por dentro de tudo que esta acontecendo no nosso ministério

2018-12-21T13:13:54+00:00