Topo
Topo
Radio
Loja virtual Reflexões Ministério Josué Gonçalves Eventos Parceiros Cursos Onde Comprar Blog
 
Família
Programa de TV
Programa de rádio
Fotos
Notícias
Equipe
Nossa Igreja
Eventos
Biografias
Encontro de Solteiros
Curiosidades
Esboços
Biografia
Fale Conosco
 
0058 - Os sonhos alimentam a vida - Augusto Cury

OS SONHOS ALIMENTAM A VIDA

Augusto Cury

 Os sonhos são como vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram e nem para onde vão. Eles inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligência do cientista, dão ousadia ao líder. Eles nascem como flores nos terrenos da inteligência e crescem nos vales secretos da mente humana, um lugar que poucos exploram e compreendem.

 Há dois tipos de sonhos.

 Primeiro, os sonhos produzidos quando mergulhamos no sono. Segundo, os sonhos que produzimos quando estamos acordados, vivendo as batalhas da existência, sentindo a vida que pulsa em nosso dia-a-dia.

 Os sonhos gerados no sono têm grande importância para o desenvolvimento da inteligência. Quando adormecemos, o "eu", que representa nossa vontade consciente, deixa de atuar logicamente, e, paralelamente, alguns fenómenos inconscientes começam a ler continuamente a memória e produzir ideias, imagens mentais, fantasias e personagens. Há uma explosão criativa nos sonhos noturnos, uma releitura do passado.

 Estes sonhos são como complexos filmes arquitetados sem um diretor, sem uma condução lógica. São filmes que resgatam as informações do passado recente ou remoto, dando nova forma, cores e sabores às experiências vividas.

 Os sonhos noturnos não são inofensivos, pois se registram na memória e podem tanto expandir o aprendizado e enriquecer a personalidade quanto alimentar a insegurança e a ansiedade.

 Todos sonhamos quando dormimos, embora nem sempre recordemos dos sonhos quando acordamos. Este é o primeiro tipo de sonho.

 Entretanto, não é sobre os sonhos noturnos que vou discorrer neste livro.

 Vou falar sobre os sonhos diurnos. O sonho que produzimos quando choramos, brincamos, cantamos, falamos, silenciamos. O sonho que borbulha quando nasce um filho, quando conquistamos um amigo, ganhamos aplausos, recebemos vaias. O sonho que brota quando beijamos quem amamos. O sonho que surge quando a vida tirou, a alegria dissipou, a esperança partiu.

 Vou comentar sobre os sonhos que transformam o mundo. Os sonhos que nos inspiram a criar, nos animam a superar, nos encorajam a conquistar. Assim como os noturnos, os sonhos diurnos não são produzidos apenas pela motivação lógica e consciente do "eu", mas também por fenômenos inconscientes que geram uma usina de emoções e uma fonte de pensamentos.

 Moisés, Maomé, Buda, Confúcio, Sócrates, Platão, Sêneca, Abraham Lincoln, Gandhi, Einstein, Freud, Max Weber, Marx, Kant, Thomas Edison, Machado de Assis, Sun Tzu, Khalil Gibran, John Kennedy, Hegel, Maquiavel, Agostinho e muitos outros foram grandes sonhadores.

 Estes homens mudaram a história porque tiveram grandes projetos. Tiveram grandes projetos porque viveram grandes sonhos. Seus sonhos aliviaram suas dores, trouxeram esperanças nas perdas, renovaram suas forças nas derrotas. Seus sonhos transformaram sua inteligência num solo fértil.

 Deus também sonha? A arquitetura do universo com bilhões de galáxias e seus infinitos fenômenos parece gritar que não apenas existe um Deus por detrás da cortina da existência, como esse Deus tem um grande sonho!

 No entanto, parece que só os sensíveis ouvem a Sua voz. Descobrir o sonho do Arquiteto da Vida, independentemente de uma religião, é a responsabilidade e talvez o maior desafio de cada ser humano.

 

 A criança e o sábio

Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: "Que tamanho tem o universo?" Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: "O universo tem o tamanho do seu mundo."

 Perturbada, ela novamente indagou: "Que tamanho tem o meu mundo?"

 O pensador respondeu: "Tem o tamanho dos seus sonhos."

 Se os seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil.

 Shakespeare disse que "quando se avistam nuvens, os sábios vestem seus mantos". Sim! A vida tem inevitáveis tempestades. Quando elas sobrevêm, os sábios preparam seus mantos invisíveis: protegem sua emoção usando sua inteligência como paredes e os seus sonhos como teto.

 Os sonhos regam a existência com sentido. Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romances.

 A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença de sonhos faz de idosos, jovens, e a ausência de sonhos faz dos jovens, idosos.

 A juventude mundial está perdendo a capacidade de sonhar. Os jovens têm muitos desejos, mas poucos sonhos. Desejos não resistem às dificuldades da vida, sonhos são projetos de vida, sobrevivem ao caos.

 A culpa, porém, não é dos jovens. Os adultos criaram uma estufa intelectual que lhes destruiu a capacidade de sonhar. Eles estão adoecendo coletivamente: são agressivos, mas introvertidos; querem muito, mas se satisfazem pouco.

 Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades.

 Este livro foi escrito para todos os que precisam sonhar (crianças, jovens, pais, profissionais) e não apenas para psicólogos e educadores. Ele fala sobre a ciência dos sonhos, a mente dos sonhadores, a personalidade dos que nunca desistiram dos seus sonhos.

 Acima de tudo este livro ensina a pensar. Provavelmente, ao lê-lo, você vai repensar a sua vida.

 Uma mente saudável deveria ser uma usina de sonhos. Pois os sonhos oxigenam a inteligência e irrigam a vida de prazer e sentido.

  _______________

Extraído do livro: Não Desista dos Seus Sonhos

Editora: Sextante

--------------------------www.familiaegraca.com.br------------------------

 

Seja um parceiro do Min. Família Debaixo da Graça

Se você tem sido abençoado com estas mensagens, nos ajude a manter o site e os nossos programas na RedeTV, aos sábados, nos enviando uma oferta de R$ 15,00. Se as 27.000 pessoas inscritas no site, nos ajudassem com R$ 15,00 por mês, poderíamos fazer muito mais em favor da família através do site, rádio e TV. Você pode ser um dos nossos parceiros. Basta enviar sua oferta através do:

 Banco do Brasil - Ag. 4246-3 - C/C 7485-3

(Associação Família Debaixo da Graça)

CNPJ 05591329/0001-98

 




Compartilhar  
   Comentar
     Nome    Comentário

  
  
 
    
     Email
    
     Site
    


  Ler Comentários    (0 resultados)
Comentários 0 de 0 - Total 0



<< Voltar >>

 



Reflexões

Categorias
Audio
Sexualidade
Família
Casais
Liderança
Mulher
Homem
Jovens
Teologia
Biografias
Ilustrações
Testemunhos
Cartas
Ministério

Família
Programa de TV
Programa de rádio
Fotos
Notícias
Equipe
Nossa Igreja
Eventos
Biografias
Encontro de Solteiros
Curiosidades
Esboços
Biografia
Fale Conosco
Josué Gonçalves

O pastor
Agenda
Videos
Fotos
Blog
Aprenda a Pregar
O Que Estou Lendo
Aconselhamento
Aconselhamento Respondidos
História
Fale conosco
Eventos

Participe
13˚ Encontro Nacional de Casais
Fazer Inscrição
SOS Casamento
Dúvidas
Fale conosco
Parceiros

Amigo da Família
Casa de recuperação de casamentos
Programa de TV
Programas de rádio
Congressos
Campanha do mês
Encontro de Casais
Projetos Sociais
Website
Institucional
Seja um parceiro
Loja Virtual
Fale conosco
Cursos

Curso de Casais
Conteúdo
Videos
Professores
Aulas online
Dúvidas
Inscreva-se
Fale conosco
Onde Comprar

Estados
Alagoas
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Maranhão
Pará
Paraíba
Pernambuco
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Paraná
Copyright© 2010 Todos os direitos reservados à Editora Mensagem para Todos Desenvolvido por: souto e web managers